Ranking coloca Piracicaba como a cidade com maior n° de projetos sobre biofertilizantes no interior de SP; veja lista


Metrópole abriga seis das 39 pesquisas apoiadas pela Embrapii no interior. Gerente da entidade pontua a presença da Esalq como um dos fatores para a posição de destaque. Biofertilizantes podem ser utilizados para combater pragas no campo
Reprodução/TVCA
Um ranking elaborado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) colocou Piracicaba (SP) como a cidade com maior número de projetos sobre o desenvolvimento de biofertilizantes no interior do estado.
De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (4), Piracicaba abriga seis das 39 pesquisas apoiadas pela entidade no interior e só perde para a capital paulista entre as 51 em todo o estado. Já em todo o país, são 79.
Atrás de Piracicaba em São Paulo, aparecem Campinas, Ribeirão Preto, Salto e São Carlos, todas com quatro iniciativas sobre o produto para combater pragas no campo.
Há, ainda, pesquisas em Americana, Barretos, Boituva, Cotia, Cravinhos, Dois Córregos, Itu, Jaboticabal, Jundiaí, Lençóis Paulista, Olímpia, Orlândia, Pindamonhangaba, Saltinho, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Vinhedo.
Veja o ranking:
São Paulo – 12
Piracicaba – 6
Campinas – 4
Ribeirão Preto – 4
Salto – 4
São Carlos – 4
Americana – 1
Barretos – 1
Boituva – 1
Cotia – 1
Cravinhos – 1
Dois Córregos – 1
Itu – 1
Jaboticabal – 1
Jundiaí – 1
Lençóis Paulista – 1
Olímpia – 1
Orlândia – 1
Pindamonhangaba – 1
Saltinho – 1
São José do Rio Preto – 1
São José dos Campos – 1
Vinhedo – 1
Mas por que Piracicaba lidera no interior?
Ao g1, José Menezes, gerente de Mobilização Empresarial da Embrapii, listou os fatores que colocam Piracicaba em destaque no ranking, entre eles a presença da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
“O primeiro deles é o fato de que Piracicaba é uma referência nacional como polo de inovação agrícola, em razão da presença da Esalq. Outro fator importante é que as empresas enxergaram a alta demanda do mercado por novas soluções tecnológicas que garantam uma agroindústria mais sustentável e, ao mesmo tempo, mais eficiente. Piracicaba é um município com extensa área rural e com vocação para uma agroindústria inquieta e inovadora”, diz.
Busca por biofertilizantes
Menezes reforçou que o aumento da procura por produtos mais sustentáveis estimula os projetos sobre biofertilizantes.
“Existe uma demanda global por uma agricultura mais sustentável e por alternativas aos fertilizantes químicos que podem provocar impactos ambientais. O consumidor está cada vez mais exigente, buscando por produtos cuja produção esteja alinhada com os valores de sustentabilidade”, completa.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.