Culpa do GPS? Moradores apontam transtornos com caminhões ‘enroscados’ em rua de Piracicaba


População diz que acidentes são comuns na região; Prefeitura informou que há sinalização e que fiscaliza infrações na região; problema persiste há oito anos, diz moradora. Caminhões travam em curva estreita e causam problemas em Piracicaba
Moradores do bairro Glebas Natalinas, em Piracicaba (SP), reclamam de transtornos causados pela recorrente passagem de caminhões por rua estreita da região. Além do trânsito gerado na via, os veículos de grande porte ficam ‘enroscados’ ou batem em muros e casas do local, onde é proibida a circulação de caminhões. Prefeitura afirmou que há sinalização no local e que faz fiscalizações.
A equipe da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e Região, esteve no local nesta quinta-feira (18) após receber um vídeo que mostra um caminhão preso por mais de uma hora até conseguir ser removido da via. O veículo deixou estragos pela calçada e barras de proteção. (Veja no vídeo).
De acordo com apuração da EPTV, os moradores dizem que acidentes são comuns na região. O produtor Edijan Del Santo flagrou a dificuldade de motoristas ao passarem pelo local e, pelo menos, três marcas de batidas em um muro da via e no telhado de uma das casas.
Moradores reclamam de transtornos causados por caminhões enroscados em rua estreita de Piracicaba
Reprodução/EPTV
Em 2021, a reportagem mostrou uma carreta que ficou enroscada na mesma rua e bloqueou o trânsito na região por horas.
João Omir da Silva trabalha no local e confirma que o número de caminhões e carretas que passam pela via é grande. Ele instalou barras de ferro para tentar diminuir o risco de acidentes. O muro da casa já foi derrubado duas vezes.
” Os motoristas não respeitam a placa que indica proibição de passagem porque, geralmente, são guiados por GPS. Descem a rua e quando chegam ao final dela, ficam enroscados. Aqui era para passar só carros, não caminhões pesados. Meu muro está salvo porque a barra é de ferro, senão já tinha sido levado também”, reclamou.
A Prefeitura afirmou, em nota, que fiscaliza a região e que há placas de sinalização indicando a proibição de circulação de veículos de grande porte pelas vias do bairro.
Calçadas ficam danificadas com passagem proibida de caminhões em via estreita de Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Moradores instalaram barras de proteção por conta própria para evitar que caminhões causem mais estragos em via de Piracicaba
Reprodução/EPTV
A auxiliar administrativo Elaine Negrisolo chega a colecionar vídeos dos caminhões que ficaram enroscados na via, flagrados pelas câmeras de segurança da rua. A moradora aguarda providências da Secretaria de Trânsito e Transportes de Piracicaba (Semuttran).
“Faz uns oito anos que eu coleciono fotos e vídeos. A sinalização existe, mas parece que não é o suficiente. Ontem, uma motorista disse que o GPS a direcionou para cá. Todas as vezes, é um transtorno. Ficamos sinalizando até a Semuttran chegar “, lamentou.
Moradores precisam reformar muros após batidas de caminhões que ficam enroscados em via estreita de Piracicaba
Edijan Del Santo/Reprodução/ EPTV
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.