Aquário de Piracicaba chega a nove meses de fechamento e terá análise técnica sobre estrutura


Atualmente, está sendo realizada a troca da lona do fundo de um dos lagos de peixes, que está com vazamento. Laudo técnico vai avaliar situação do prédio devido à área úmida onde está localizado e o volume alto de chuvas dos últimos meses. Aquário Municipal de Piracicaba
Prefeitura Municipal de Piracicaba
Fechado há nove meses, o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, em Piracicaba (SP), passará por uma avaliação técnica de sua estrutura, informou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae). O espaço, que deixou de atender o público em agosto, passa por reformas desde então.
Atualmente, segundo a autarquia, está sendo realizada a troca da lona que protege e impermeabiliza o fundo de um dos lagos de peixes. O serviço de saneamento explicou que a lona estava com desgaste e vazamento e essa manutenção exige testes de estanqueidade, para garantir que não há mais vazamento de água.
No tanque em manutenção ficam as carpas, que foram remanejadas para outro tanque, separadas de outros peixes, até o término da obra.
O Semae acrescentou que já foram concluídos os reparos no gesso do teto, a recuperação do telhado, que tinha infiltrações, e a pintura.
A diretora do Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, Gabriela de Sales Anselmo, destacou ainda que os serviços de reparo são necessários porque todo material aplicado nos lagos e tanques exige manutenção periódica.
“Os materiais têm prazo de validade e, por isso, é preciso fazer a substituição. E toda troca exige teste para atestar a efetividade do serviço, a fim de evitar vazamentos, infiltrações ou qualquer outro problema que possa causar danos à estrutura e aos peixes do Aquário Municipal”, acrescentou.
Aquário reúne série de espécies de peixe
Prefeitura Municipal de Piracicaba
Além disso, o superintendente operacional do Semae, João Vitor Roesner, informou ainda que o Semae vai solicitar um laudo técnico para avaliar e atestar a situação completa de toda a estrutura do aquário, que fica no Parque do Mirante.
“Contrataremos uma empresa especializada para executar o laudo e, assim, determinar se há outros locais que precisam de intervenções. O Aquário está localizado em um local que demanda atenção, porque é próximo do Rio Piracicaba, tem um córrego que passa próximo e passamos por um período de muita chuva. Então precisamos avaliar a construção”, disse.
A autarquia também justificou que o aquário tem apenas 11 anos, mas sua estrutura original é bem mais antiga e fica em um solo que possui muita umidade devido à proximidade ao córrego do Véu da Noiva e ao Rio Piracicaba.
“Dessa forma, a construção requer atenção, periodicamente, para garantir sempre a segurança de todos os frequentadores. E por isso será feito o laudo técnico, que irá avaliar toda a parte estrutural do edifício por meio de testes específicos para identificar se há necessidade de algum reparo”, acrescentou a autarquia.
O Semae observou que realização do laudo não vai afetar o prazo para reabertura do aquário, que está condicionada à conclusão da reforma realizada atualmente. Questionado pelo g1, no entanto, não informou uma estimativa de prazo para a retomada das visitações pela população.
O espaço e o Museu da Água de Piracicaba Francisco Salgot Castillon interromperam as atividades desde 13 de agosto. Os dois estão entre os principais pontos turísticos da cidade.
Para o Aquário Municipal, o Semae chegou a anunciar previsão de reabertura para 17 de dezembro, o que não ocorreu. O Museu da Água reabriu em setembro.
Entrada do Aquário Municipal de Piracicaba
Prefeitura Municipal de Piracicaba
Mais de 8 mil visitantes ao mês
O Aquário Municipal foi inaugurado em setembro de 2012 e está instalado no Parque Mirante, com vista privilegiada do salto do Rio Piracicaba, por ficar às margens dele.
O g1 questionou o Semae qual era o fluxo de pessoas no espaço antes do fechamento. A autarquia forneceu dados de outubro e novembro de 2021. Em outubro, o espaço recebeu 8,3 mil pessoas no mês. No mês seguinte, foram 8,5 mil visitantes.
O espaço conta com três aquários, cada um com capacidade para 2,4 mil litros de água, além de cinco lagos. Na atualização mais recente, também fornecida pelo Semae, foram contabilizados 706 peixes no local. Segundo o site da autarquia, há carnívoros do Brasil e do mundo; pequenos da Amazônia e exóticos do mundo, que são peixes originários da América, da Ásia, África e Europa.
Peixes no Aquário Municipal de Piracicaba
Débora Laranjeira/Semae
Reabertura do Museu da Água
O Museu da Água de Piracicaba reabriu para visitação gratuita da população em 10 de setembro. Segundo a autarquia, o espaço ficou fechado durante o mês de agosto para melhorias e volta a receber o público aos fins de semana e feriados.
Segundo o engenheiro Darcy Lázaro Ganzella Jr., diretor de Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, entre as melhorias realizadas durante o fechamento está a retirada da capa de concreto do canal da cascata, impermeabilização do trecho e recomposição do concreto.
“O objetivo foi evitar novas infiltrações no aquário (que fica dentro do prédio)”, explicou. Outros pequenos reparos também foram realizados a fim de manter o funcionamento do local, acrescentou a autarquia.
Após quase um mês fechado, Museu da Água de Piracicaba reabre neste sábado
O prédio onde fica o Museu da Água foi construído em 1887, ao lado do salto do rio Piracicaba, como primeiro serviço de captação e distribuição de água encanada para o abastecimento doméstico implantado no interior do estado de São Paulo. É rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
Como museu, o espaço funciona desde 25 de novembro de 2000 e conta com várias peças que foram usadas no sistema de distribuição de água. Algumas antigas, como a carrocinha que servia para transportar ferramentas e peças utilizadas nas ligações de água ou consertos diversos. Outras peças são mais recentes, como o eixo com rotor de uma bomba d’água, registros, tubo e flange usados nas redes de água.
O espaço turístico fica na Avenida Beira Rio, 448, no Centro, com funcionamento aos fins de semana e feriados, das 9h às 17h.
Arcos centenários do Museu da Água
Felipe Poleti/ Prefeitura de Piracicaba
Vertedouro do canal do Museu da Água
Felipe Poleti/ Prefeitura de Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.