Dados de março foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública na tarde desta terça-feira (25). Veja números e gráficos. Sede da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic) em Piracicaba
Rodrigo Pereira/ g1
Piracicaba (SP) viu os números de tentativas de homicídio e de estupros subirem no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Por outro lado, os casos de roubos e latrocínios tiveram queda na cidade. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) na tarde desta terça-feira (25).
LEIA TAMBÉM
Homem é preso por tentativa de feminicídio em Piracicaba; vítima foi esfaqueada dentro de casa
Mulher morre após ser baleada pelo ex-namorado em Piracicaba; homem se matou em seguida
Tentativas de homicídio
Entre janeiro e março de 2022, Piracicaba registrou sete casos de tentativa de homicídio, número que subiu para nove no mesmo período deste ano. A diferença configura em um aumento de 28,57%.
Já os homicídios consumados, que bateram recorde no primeiro bimestre, caíram de sete para seis no comparativo entre os dois trimestres. O total de vítimas, por sua vez, manteve-se em sete.
Violência sexual
De acordo com o balanço, no primeiro trimestre deste ano, Piracicaba contabilizou oito casos de estupro em geral. O total representa um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram cinco ocorrências.
Especificamente sobre os casos de abusos envolvendo vulneráveis (menores de 14 anos ou pessoas com deficiência), o número também subiu: de três para quatro entre os períodos.
Crimes contra o patrimônio
Outro índice que aumentou em Piracicaba foi o de furtos de veículos, com um salto de 112 para 128 entre os primeiros trimestres, alta de 14,29%. Já os furtos gerais, por outro lado, caíram 9,43%, de 933 para 845.
Segundo a SSP, a queda também foi observada no total de roubos na cidade, que teve 143 no primeiro trimestre de 2022 e 116, de janeiro a março deste ano. O percentual de decréscimo foi de 18,88%.
O cenário é semelhante ao de casos de roubos de veículos. Nesse aspecto, a quantidade foi de 34 para 24.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Piracicaba fecha 1° trimestre com alta nos casos de tentativa de homicídio, estupros e furtos de veículos, diz SSP
Adicionar aos favoritos o Link permanente.