PIRANOT, Jornal PIRANOT, PIRA NOT, Júnior Cardoso, Notícias de Piracicaba, Jornal de Piracicaba, G1 Piracicaba
Uma mulher de 56 anos faleceu no último sábado (11), no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Recife (PE), em decorrência de complicações da raiva humana. O caso teve início após ela ser atacada por um sagui no final do ano passado (2024).
O ataque ocorreu em 31 de dezembro, quando o sagui se aproximou da área urbana. A vítima buscou atendimento médico apresentando sintomas iniciais, como dormência, fraqueza e dores pelo corpo, sendo diagnosticada com raiva no dia 9 de janeiro.
Apesar de ser orientada a iniciar o tratamento com soro e quatro doses de vacina antirrábica, a mulher não completou o protocolo. Em 2 de janeiro, seu estado de saúde piorou, evoluindo para um quadro neurológico grave com insuficiência respiratória. Ela foi transferida para o Huoc, mas não resistiu.
Em nota, a Vigilância Ambiental reforçou a importância de evitar o contato com animais silvestres, como saguis, que não são vacinados contra a raiva. A entidade também alertou sobre a necessidade de seguir rigorosamente o tratamento em casos de exposição ao vírus.