Já em Limeira (SP), número de furtos do equipamento é quase o dobro do total registrado em 2022, de acordo com levantamento da concessionária BRK. Campinas registra 169 furtos de hidrômetros em 2023, diz Sanasa; em Limeira, casos são 172
Piracicaba (SP) registrou 319 furtos de hidrômetros entre janeiro e junho de 2023, segundo levantamento enviado pelo Serviço de Água e Esgoto (Semae) nesta terça-feira (27). A maioria das peças e conexões do equipamento é vendida como sucata no mercado clandestino por valor insignificante, aponta o Departamento de Hidrometria da autarquia. A prefeitura substituiu o tipo de material usado para inibir crimes e orienta sobre o que fazer para se proteger e que atitude tomar em caso de ocorrências.
O Semae de Piracicaba informou que a maioria dos furtos foi registrada na região central da cidade e nos bairros Paulista, Praça Takaki, Jaraguá e Castelinho. Em Limeira (SP), esse tipo de crime já superou o total de ocorrências de 2022. Veja mais abaixo.
Câmeras de segurança registram momento em que o suspeito realizava os furtos.
Reprodução/EPTV
No último dia 20 de junho, um jovem foi preso suspeito de furtar mais de 10 hidrômetros em dois bairros da cidade. O g1 publicou o caso. Reveja aqui.
A Prefeitura de Piracicaba informou que, além dos furtos, a cidade registra atos de vandalismo nas instalações dos hidrômetros. As peças não são levadas, mas danificadas pelos infratores, segundo o Semae.
Em todo ano de 2022, Piracicaba registrou 660 hidrômetros furtados. Entre janeiro e dezembro de 2021, foram 123 ocorrências.
O comerciante Antonio Barbosa, entrevistado pela equipe de reportagem da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região, disse o furto de hidrômetros é recorrente no bairro onde mora. “Minha vizinha teve três hidrômetros furtados. Acontece durante o dia também”, relatou.
Substituição de peças para inibir furtos
A Prefeitura de Piracicaba afirmou, em nota, que atua para inibir os furtos de hidrômetros e uma das estratégias adotadas para evitar novas ocorrências desse tipo de infração é a substituição das partes metálicas do hidrômetro por peças de PVC.
“A mudança do modelo de hidrômetro também ocorreu, passando do multijato, peça maior e com mais material metálico, para o unijato utilizado atualmente, menor e mais leve”, explicou o Semae.
Veja como evitar furtos
O Semae de Piracicaba orienta aos proprietários de residências e comércios que usem cadeados para proteger o hidrômetro.
A autarquia alerta também sobre o cuidado na hora do procedimento para não ocultar o protetor ou impedir o acesso para leitura e manutenção dos equipamentos.
O que fazer em caso de furto?
Em caso de furto, a orientação do Semae é registrar Boletim de Ocorrência (BO), em uma delegacia de polícia. Além disso, é preciso entrar em contato com a autarquia pelos telefones 115 ou 0800 772 96 11.
Com o registro do boletim de ocorrência, a substituição é feita sem custo ao proprietário.
Limeira
O número de furto de hidrômetros em Limeira (SP), entre janeiro e junho de 2022, é quase o dobro do total registrado em 2022, de acordo com levantamento da concessionária BRK, responsável pelo serviço de água e esgoto na cidade.
Entre 1º de janeiro até a madrugada desta terça (27), Limeira teve 172 casos registrados, segundo a BRK. Em todo ano de 2022, cidade registrou 94 furtos de hidrômetros.
A maioria dos furtos de hidrômetros, registrados entre janeiro e junho de 2023, ocorreram nos bairros Jardim Ibirapuera, Parque das Nações, Jardim Residencial Santina Paroli Peccinini, Jardim Parque Novo Mundo e Jardim Nova Europa, segundo a concessionária BKR.
Em 2022, esse tipo de crime teve maioria concentrada nos bairros Parque Residencial Aeroporto, Parque das Nações, Jardim Ibirapuera, Parque Residencial Santa Eulália e Jardim Parque Novo Mundo.
Jovem furta 10 hidrômetros de uma vez
Um jovem, de 25 anos, foi preso suspeito de furtar mais de 10 hidrômetros de diferentes residências, em dois bairros de Piracicaba (SP), na madrugada do dia 20 de junho, segundo informação da Guarda Civil. Câmeras de circuitos de segurança registraram a ação do criminoso. Veja no vídeo, acima.
O suspeito foi flagrado na Rua Fernando Lopes, no Bairro Paulista, de acordo com a Guarda Civil. No momento em que foi detido, o homem estava com uma sacola em que foram encontrados parte dos equipamentos furtados.
Ele confessou confessou ter furtado hidrômetros de duas casas na Rua Benjamin Constant, usando força física para retirada dos equipamentos. Durante abordagem, segundo a Guarda, o suspeito apontou mais cinco locais onde os hidrômetros furtados pelo mesmo homem.
O suspeito foi preso em flagrante e conduzido ao Plantão Policial de Piracicaba, onde permanece preso à disposição da Justiça.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Piracicaba tem 319 furtos de hidrômetros no 1º semestre, e Semae atribui a venda no ‘mercado clandestino’; veja como evitar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.