Piracicaba tem 521 pacientes em fila para cirurgias na coluna, 16,5% a mais que há 4 anos; Saúde cita sobrecarga em hospitais


Secretaria também diz que 80% da capacidade para realização das cirurgias eletivas em unidades com as quais têm convênio estão sendo utilizadas para atendimento dos casos de urgência. Pasta diz estudar regionalização do atendimento com governo estadual. Hospital dos Fornecedores de Cana, em Piracicaba
Divulgação/ HFCP
A rede municipal de saúde de Piracicaba (SP) tem 521 pacientes na fila de espera por cirurgias de coluna. A Secretaria Municipal de Saúde relaciona o cenário a uma sobrecarga nos hospitais conveniados e diz estudar um plano de regionalização dos atendimentos junto ao governo estadual.
As informações foram informadas pela pasta em resposta a requerimento do vereador Acácio Godoy (PP), no último dia 19. Nela, a administração municipal aponta que tem convênio com três hospitais para a realização deste tipo de procedimento.
“Os três prestadores desse serviço referenciados para o Município de Piracicaba (HFC – Hospital dos Fornecedores de Cana -, Santa Casa de Misericórdia e Santa Casa de Limeira) estão com a capacidade de atendimento acima do limite, sendo que 80% da capacidade para realização das cirurgias eletivas estão sendo utilizadas para atendimento dos casos de urgência”, comunicou.
A secretaria também informou que os médicos disponíveis para realização desses procedimentos são os contratados pelos prestadores de serviço.
“Está sendo realizado estudo junto ao Governo do Estado de São Paulo sobre o plano de regionalização para melhor adequação deste atendimento, uma vez que a situação não é específica do nosso Município, mas reporta-se a nível estadual e também nacional”, acrescentou.
Questionada pelo g1, a Secretaria de Saúde informou que este assunto tem a intermediação do Departamento Regional de Saúde (DRS-X), que prevê uma reunião com os municípios da microrregião, que será confirmada em breve.
“Cabe reforçar que a discussão de alternativas passa pela regionalização da Saúde, além do fomento de novos mutirões de saúde”, afirma.
A pasta orienta que os pacientes na fila procurem o serviço de Assistência Social da Secretaria Municipal de Saúde, situado na Travessa Newton de Almeida Mello, s/n, Centro (Postão) para que sejam prestadas as orientações sobre cada caso.
“Além da priorização [de casos mais graves], os pacientes são orientados a procurar os serviços oferecidos pela Central de Fisioterapia municipal”, explica.
Aumento de 16,5% em quatro anos
O número de pacientes atualmente na fila de espera é 16,5% maior do que há quatro anos. Em resposta a requerimento do vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (CID), em 8 de abril de 2019, antes da pandemia de Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde informado que havia 447 pacientes com indicação de cirurgia e avaliação com cirurgião.
À época, eram dois hospitais credenciados para este tipo de proceidmento: o HFC e a Santa Casa de Piracicaba.
VÍDEOS: Veja outros destaques da região
o
Veja mais notícias no g1 Piracicaba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.