Hospital de Catanduva é contratado para gestão de duas UPAs de Piracicaba


Hospital Mahatma Gandhi receberá R$ 4,4 milhões ao mês e, além da administração, será responsável por fornecer médicos para estas unidades de pronto atendimento. UPA da Vila Cristina, em Piracicaba
Toni Mendes/ EPTV
A Prefeitura de Piracicaba (SP) oficializou nessa quarta-feira (3) a contratação do Hospital Mahatma Gandhi, com sede em Catanduva (SP), para administração das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina e Vila Sônia.
A Organização Social de Saúde (OSS) foi contratada para realizar “gerenciamento, operacionalização, execução de serviços assistenciais de saúde, serviços de apoio administrativo e técnicos de saúde, e demais ações de saúde e atendimentos”, pelo valor de R$ 4,4 milhões por mês.
Segundo termo de homologação publicado em Diário Oficial nesta quarta, o procedimento foi homologado após um parecer pela rejeição de dois recursos administrativos apresentados por concorrentes.
A OSS também ofereceu o menor preço no valor R$ 266,3 milhões para prestar serviços nas duas UPAS durante cinco anos.
O hospital contratado deverá administrar e fornecer médicos para as UPAs em regime de 24 horas. A rede municipal da cidade registrou sucessivos casos de suspensão de atendimento nessas unidades devido à falta de efetivo e, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é corrigir esse problema.
Durante o certame, 11 OSSs participaram da primeira fase de seleção e duas avançaram para a fase final, quando a vencedora foi selecionada.
UPA Vila Sonia, em Piracicaba
Ronaldo Oliveira/EPTV
Dificuldades em contratações
De acordo com Filemon Silvano, secretário de Saúde, a decisão de contratar uma OSS se dá pela dificuldade na contratação de profissionais da saúde, principalmente médicos e especialistas, e porque a escassez desses profissionais que tem comprometido a manutenção do atendimento ideal de urgência e emergência na cidade.
Acabar com o déficit de médicos é um dos desafios da gestão do prefeito Luciano Almeida (sem partido) e já era relatado pela atual administração desde 2021.
“Além de médicos, vamos ter um atendimento e acolhimento mais moderno e tecnológico, entre eles a disposição de senha e monitores online para alerta e chamada dos pacientes, dando mais agilidade ao atendimento”, afirma o secretário.
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