Dezenas de profissionais da área da educação participam do ‘Diálogos da Educação’, realizado pelo Instituto EP, na manhã desta quinta-feira (25). 2º Fórum Diálogos na Educação em São Carlos
Ana Marin/g1
‘Fortalecimentos de vínculos na comunidade escolar’. Esse foi o tema que dezenas de profissionais da área da educação debateram durante a manhã desta quinta-feira (25), no 2º Fórum Diálogos da Educação, realizado pelo Instituto EP, em São Carlos (SP). (veja abaixo como foi o evento).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A abertura do evento mostrou o projeto “Escola de Pais”, desenvolvido pela escola Professor José Martins de Toledo, em Piracicaba (SP), que venceu o concurso do fórum. (veja mais no vídeo abaixo). O fórum segue nesta tarde com grupos de trabalho apenas presencialmente.
2ª edição do Fórum ‘Diálogos na Educação’ ocorre em São Carlos nesta quinta (25)
‘Laços fortes’
A palestra de abertura do evento foi feita pela psicanalista, mestre e doutora em psicologia pela USP, Vera Iaconelli. Ao g1, ela falou sobre a importância se de falar sobre fortalecer os vínculos na comunidade escolar.
“A comunidade escolar é feita de laços de relações, ou seja, não é como outras empresas onde talvez você possa ir lá só para fazer a sua função, ir embora para casa e acabou. A escola forma pessoas, elas estão em fase de formação, então, se elas não virem nas relações entre os adultos laços fortes, fica difícil que também elas aprendam a fazê-los, então é fundamental”, declarou.
A psicanalista Vera Iaconelli abriu o 2º Fórum Diálogos na Educação, do Instituto EP
Ana Marin/g1
Vera também explicou como a tecnologia pode ser usada a favor do fortalecimento de vínculos, já que hoje ela é tão presente na vida das crianças e adolescentes.
“A gente precisa aprender a escutar as crianças falarem sobre a experiência delas com a internet e ajudá-las a usarem o instrumento de uma forma menos ingênua. É um instrumento maravilhoso que tem que ser ensinado a ser usado. E também absorver das crianças as coisas que elas aprendem, porque elas também têm que se sentir importantes em relação ao que elas conhecem, nós não podemos desqualificar o conhecimento delas que foi feito através da internet”, disse.
Mesa-redonda
Mesa-redonda realiza no 2º Fórum Diálogos na Educação, realizado pelo Instituto EP
Ana Marin/g1
Na segunda parte da manhã, os participantes puderam participar de uma mesa-redonda com a professora da Unicamp e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educação, Debora Cristina Jeffrey, com a professora da UFSCar, Zilda Del Prette, e a doutora em psicologia educacional pela Unicamp e pesquisadora em educação, Flávia Vivaldi.
A mesa foi moderada pela supervisora da rede municipal de educação de Campinas, Dorine Albuquerque.
Zilda Del Prette durante a mesa-redonda no 2º Fórum Diálogos na Educação
Ana Marin/g1
“Um aspecto que eu não consegui falar, é que a gente precisa cuidar da saúde mental do professor e isto é a primeira etapa do nosso curso. O primeiro momento é o desenvolvimento pessoal, emocional, interpessoal do professor, por várias razões, primeiro por causa da saúde mental dele e também porque ele é modelo para seus alunos”, disse Zilda durante as considerações finais.
Flavia Vivaldi durante a mesa-redonda no 2º Fórum Diálogos na Educação
Ana Marin/g1
“A mudança da sociedade que todo mundo fala só a educação transforma a sociedade. A gente sempre se pergunta ‘mas que educação?’, a educação que transforma a sociedade é, seguramente, a educação pública. A educação particular ela é fundamental, mas ela tem outras formas de funcionamento, a educação pública muda a lógica de justiça social. É nisso que a gente aposta, que a gente acredita e que a gente deseja que aconteça de forma muito breve”, salientou Flávia.
Debora Jeffrey durante a mesa-redonda no 2º Fórum Diálogos na Educação
Ana Marin/g1
“Eu acho que como fomos provocados a dialogar, eu gosto sempre de referir nas aulas, um texto que todo mundo que fez licenciatura já leu alguma vez na vida que é o ‘o que é educação?’, do Carlos Rodrigues Brandão, que ele fala ‘não existe uma educação, nós estamos falando educações’. Então eu acho que nós fizemos um debate pra olhar essa educação oficial, toda sua estrutura, mas nós falamos de educação não-formal, nós falamos de educação informal, e como tudo perpassa, transpassa o espaço da escola”, destacou Debora.
Premiação projeto cultural
Diretora da Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, vencedora do concurso cultural da EPTV
Ana Marin/g1
O evento mostrou o projeto vencedor do concurso cultural que buscou iniciativas inspiradoras de instituições de ensino na área de cobertura da EPTV, afiliada da TV Globo.
O projeto selecionado foi “Escola de Pais”. Desenvolvido pela escola Escola Estadual Professor José Martins de Toledo, no bairro de Artemis, em Piracicaba (SP).
O projeto nasceu em 2022, no período pós pandemia, quando a direção do estabelecimento decidiu resgatar a presença das famílias no ambiente escolar.
Diálogos na Educação
Fórum discute projetos inspiradores na área de educação
Reprodução/EPTV
O Fórum estabelece uma rede de relacionamento com instituições públicas e privadas do setor da educação. É um espaço para discussão de projetos e iniciativas que já ocorrem nas escolas, capazes de fazer a diferença e promover o fortalecimento da educação de qualidade.
O tema deste ano foi desenvolvido a partir de rodas de conversas com gestores, professores, educadores e organizações da sociedade civil realizadas em 10 cidades da cobertura do Grupo EP (Ribeirão Preto, Araraquara, Sertãozinho, São Carlos, Rio Claro, Piracicaba, Cosmópolis, Campinas, Mococa e Poços de Caldas, em MG).
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Fórum debate fortalecimento das relações na comunidade escolar com a psicanalista Vera Iaconelli e educadores em São Carlos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.